Mantenha contato

Falamos de como atingir um estágio de carreira bem-sucedida o tempo todo, mas acabamos esquecendo de falar sobre o que fazer no pós happy end, ou seja, depois que o sucesso chega. Você deve estar pensando que era bom o sucesso chegar primeiro, não é? Ele vai chegar, acredite. Você precisa apenas ter foco, ousadia e estudar constantemente. Se você fizer o dever de casa direitinho e mantiver uma postura de aprendizado constantemente, o sucesso vai chegar. Mas e quando ele chegar, acabará aí? O que você pode fazer para manter o sucesso e usufruir dos maiores benefícios que ele pode proporcionar?

Não precisa ir muito longe nem colocar muitos pontos para esta questão. A base de tudo o que você faz na vida com o objetivo de receber resultados positivos é a maneira como se relaciona com as pessoas, sejam elas de sua família, de sua igreja, de sua empresa etc. Iniciar um contato com alguém e ‘esquecer’ essa pessoa é o maior crime que você pode cometer contra a sua carreira.

Quer um exemplo? Quantas vezes você participou de congressos, feiras, encontros e trocou cartões com várias pessoas de sua área de atuação ou com interesses afins? Creio que você está pensando que já fez isso muitas vezes (e ainda faz). Porém, quantas vezes você voltou para sua cidade e manteve contato com essas mesmas pessoas? Agora, eu imagino que tenha ficado uma interrogação em sua cabeça. É, profissionais, manter contatos é primordial.

Eu tenho dois exemplos de como manter contato com as pessoas pode dar certo. Eu tenho duas amigas cujos contatos começaram por meio da internet. Com uma eu entrei em contato por e-mail depois de ver um trabalho dela publicado nos anais de um congresso da minha área. Trocamos mensagens, até que decidimos escrever um trabalho juntas (sem nos conhecermos pessoalmente) e submetermos ao congresso seguinte. Resultado: nosso trabalho foi eleito o terceiro melhor do congresso (ah, nessa ocasião nos conhecemos, enfim, pessoalmente).

A outra amiga, na realidade, entrou em contato comigo por meio do twitter. Ela morava no exterior, onde realizada atividades de consultoria em marketing digital, e mantivemos contato, até que por uma feliz coincidência fomos morar no Rio de Janeiro. Iniciamos, então, um projeto em parceria, entre a empresa dela e a minha que, hoje, vocês conhecem por Carreira Brasil.

Esses são apenas dois exemplos dos vários positivos que eu poderia citar sobre networking. Percebem como manter contato é importante? Não tenha vergonha, não tenha medo, aproxime-se das pessoas, tenha interesse e conhecer melhor seu trabalho, fale do seu também e, mais do que estabelecer um relacionamento, mantenha com vontade esse relacionamento. Grandes parcerias podem nascer de situações que não planejamos. Pense nisso!

Marcela Brito é secretária executiva especializada em Gestão de Negócios, trabalha em uma empresa pública, é consultora de carreira e sócia da Iventys. É fascinada pelas relações de trabalho e amizade que surgem por meio da internet e pela possibilidade de realizar sonhos a partir de grandes obstáculos. Possui um blog sobre carreira e mercado de trabalho e é co-criadora do portal Carreira Brasil.

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